Conheça o escultor.
Ascal é o artista responsável pela escultura da Iracema da Bica de Ipu.
Há cinco décadas Ascal iniciou sua carreira como artista plástico. “A sociedade era diferente, a cidade era outra, e as dificuldades também eram muitas no que se refere a se dedicar a sobreviver da arte como profissão”. Para alcançar o patamar em que hoje se encontra profissionalmente, com a carreira consolidada e um nome respeitado junto a produção artística cearense, inicialmente Ascal teve que destinar à arte um tempo exíguo, enquanto seu sustento vinha do emprego na área de saúde, praticado logo que concluiu o curso universitário. Foi também na faculdade, mas precisamente na Universidade Federal do Ceará (UFC), que encontrou a primeira porta aberta para mostrar seu potencial artístico, realizando lá a primeira exposição individual, em 1964. Ascal também foi estudante da famosa Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), hoje extinta e por onde passaram grandes nomes da arte cearense.
No começo, Ascal trabalhou somente com escultura, mas, como era desenhista, logo a pintura se incorporou em seu fazer artístico, sendo ambas as técnicas desenvolvidas paralelamente em todos esses anos. “Há períodos em que me dedico mais a uma que a outra, mas nunca abandonei realmente uma delas”. Agora prepara sua mais nova exposição – uma série de esculturas em aço de temática abstrata. As peças variam em uma extensão de seis metros e pesam cerca de uma tonelada, cada. Frequentemente pesquisando e estudando novas formas de se expressar na área da escultura, Ascal também é autor de pecas em bronze, alumínio, fibra de vidro, granito, concreto e madeira.
Atualmente tem trabalhos espalhados por todo o Brasil. Fez muitas exposições no exterior, destacando as realizadas na França, Espanha e Portugal, que Ihe garantiram maior visibilidade de sua produção artística. Em coleções particulares, tem obras no Japão, Alemanha e Estados Unidos, para citar algumas.